Foguetes de Gaza atingem Israel uma hora após início do cessar-fogo, diz polícia

(UOL) Militantes palestinos dispararam 12 foguetes da faixa de Gaza contra Israel uma hora após o início do cessar-fogo entre israelenses e palestinos, anunciado nesta quarta-feira (21), informou um porta-voz da polícia israelense.

Israel e o movimento palestino Hamas concordaram com um cessar-fogo proposto pelo Egito, que entrou em vigor às 21h locais (17h em Brasília), a fim de dar uma trégua ao conflito de oito dias na faixa de Gaza, que já matou mais de 140 palestinos e cinco israelenses.

Segundo o porta-voz Micky Rosenfeld, os 12 artefatos caíram em áreas abertas e não causaram danos nem deixaram vítimas. “Não mudamos nosso modo de alerta e seguimos vigilantes”, disse.

Já uma porta-voz militar israelense disse que o sistema antimíssil do país interceptou alguns dos foguetes. Ela acrescentou que Israel parou com todos os ataques aéreos contra Gaza após a entrada em vigor do cessar-fogo.

Cessar-fogo

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta quarta que aceitou o cessar-fogo por recomendação do presidente norte-americano, Barack Obama.

“O primeiro-ministro falou com o presidente Obama e aceitou sua recomendação de dar uma oportunidade à proposta egípcia de cessar-fogo”, afirmou um comunicado do escritório de Netanyahu. O premiê também “agradeceu ao presidente dos EUA seu apoio durante a operação e sua ajuda no sistema (antimísseis) Cúpula de Ferro”, continuou a nota.

Obama, por sua vez, conversou hoje por telefone com Netanyahu para felicitá-lo por aceitar o cessar-fogo. “O presidente elogiou o primeiro-ministro por aceitar a proposta egípcia de cessar-fogo, e também reiterou que Israel mantém o direito de defender-se”, indicou um comunicado da Casa Branca, sede do governo americano.

O cessar-fogo foi anunciado no Cairo, capital do Egito, pelo chanceler egípcio, Mohamed Kamel Amr, e pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton

Esse post foi publicado em Conflito Árabe Israelense e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário